Benefícios que a jardinagem traz para a saúde mental

A importância em cuidar da saúde mental é inegável, e esse cuidado é ainda mais necessário durante a pandemia que estamos vivendo. A jardinagem é uma prática simples, mas que proporciona diversos benefícios para a sua saúde mental, como auxiliar no combate à ansiedade e à depressão, e, observando por um outro lado, até mesmo melhorar os níveis de vitamina D no corpo, caso você tenha um ambiente ensolarado para praticar a jardinagem.


A atividade no jardim é prazerosa, divertida e, além dos benefícios citados, proporciona ainda vários outros. Conheça alguns deles.

Diminui o estresse


A rotina diária pode ser estressante, pois além da correria, a tecnologia e quantidade de informações presentes na mídia podem deixar nossas rotinas ainda mais estressantes.


Dessa maneira, um dos benefícios da jardinagem é justamente a redução do estresse, já que a prática representa uma forma de escape da rotina fixa, e também quando traz uma sensação de paz e tranquilidade, característica do contato com a natureza.


Fortalece o sistema imunológico


Em geral, estar em contato com a terra, com o sol, com os elementos naturais, ajuda no fortalecimento do organismo, e a desenvolver resistência a patologias crônicas.


Na terra de jardinagem está presente, por exemplo, uma bactéria aliada do organismo, chamada Mycobacterium vaccae. Essa bactéria contribui para o alívio de alergias e também auxilia no combate à depressão. Além disso, a vitamina D proveniente do sol é essencial para a boa manutenção da sua saúde física e mental.


O resultado é gratificante


As flores, plantas, leguminosas, verduras e outros vegetais que compões o seu jardim necessitam de cuidados diários. Isso te dará um senso de cuidado e responsabilidade, muito importantes para qualquer atividade desempenhada.


Além disso, o resultado final, quando você ver as flores desabrochando por exemplo, ou seus cuidados dando frutos, serão gratificantes. Tudo isso contribui imensamente para sua saúde mental.


Você conheceu apenas alguns dos muitos benefícios que a prática da jardinagem pode proporcionar. Por isso, aproveite um espaço da sua casa não muito utilizado, e plante flores, leguminosas, plantas e outros vegetais em vasos. Você pode até criar um jardim se houver um ambiente próprio em casa.


A jardinagem é acessível, não terá muitos custos, e vai auxiliar e muito no aumento da felicidade e do bem-estar no seu dia a dia.



Fontes:

Ecycle

Hmjardins

Agroflores

Lardocelar