Plantas e Flores no local de trabalho: Conheça os benefícios

Atualizado: 19 de Jun de 2019

Colocar plantas e flores no seu local de trabalho vai trazer muitos benefícios a você e seus colaboradores.


Além de decorar o local com muita beleza e perfumar o ar com aromas deliciosos, estas belas componentes da flora ainda ajudam na produtividade diária e melhoram a energia do lugar. Confira!





Diminui o estresse


Um estudo feito na Universidade de Sulley, Reino Unido, comprova que as flores e plantas podem diminuir o estresse.


Para chegar a este resultado, a psicóloga responsável, Helen Russel, submeteu diversos participantes a um mesmo teste, feitos em dois ambientes diferentes: um com plantas e outro sem o "verde".


Ela comparou a frequência cardíaca e pressão arterial dos participantes e concluiu que aqueles que estavam em ambientes com plantas obtiveram resultados muito melhores.


Melhora a qualidade do ar


Segundo pesquisas feitas pela Nasa, as plantas são capazes de filtrar o ar, absorvendo poluentes do ambiente de trabalho e, assim, contribuindo para a saúde e bem-estar da equipe.


Além disso, cerca de 97% da água que as espécie vegetais absorvem é devolvida ao ar, umidificando em até 15% o mesmo e deixando o ambiente mais leve.


Aumenta a produtividade

Outro estudo feito por pesquisadores na Europa indica que as plantas melhoram a produtividade.


Semelhante ao teste citado acima, nessa pesquisa, dois grupos foram cotados para realizar os mesmo trabalhos.


Aqueles que executaram os processos em locais com a presença de vegetação apresentaram trabalhos mais criativos e, segundo os dados, houve um crescimento de 12% na produtividade.


Cores que alegram o ambiente


Que os vegetais têm cores lindas está claro, mas você sabia que as espécies também são capazes de alegrar o ambiente de trabalho?


Mantendo o padrão de fatos comprovados, um estudo feito pela Universidade do Texas envolvendo 450 integrantes indicou que aqueles que trabalham com a vegetação presente em seus locais de emprego se mostraram mais satisfeitos do que aqueles que não possuem nenhum tipo de flora em seu trabalho.


Quais espécies escolher?


Espada de São Jorge - sobrevivem a pouca luz e não exigem muita rega. Ideais para escritórios.


Bambu - outra planta que precisa de pouca luz, o bambu é uma espécie aquática e por isso exige regas mais frequentes.


Suculentas - pelo fato de ter folhas mais espessas, as suculentas são bem fáceis de se cultivar e exigem regas semanais.


Clorofito - prática, essa espécie se adapta a diferentes lugares. Suas raízes são grossas, armazenam bastante água e ainda se dão bem com a incidência parcial de luz.


Cacto - conhecido por sobreviver em ambientes de muito calor pelo fato de sua incrível capacidade de armazenar muita água, o cacto exige regas muito menos frequentes do que outras plantas.


Esperamos que tenham gostado das dicas e aproveitem para decorar seu local de trabalho com muito verde!