top of page

Aprenda sobre o vaso ideal para cada tipo de planta

Nós já demos várias dicas para o cultivo de flores e plantas, muitas delas voltadas ao manuseio, local da casa onde devem ser colocadas para crescerem, regas, entre outras, mas essa é uma dica muito preciosa para quem desejar cultivar suas plantinhas: qual vaso escolher?


Leia abaixo e confira qual o vaso melhor para sua planta crescer toda linda.

A escolha do vaso varia de acordo com cada planta e vice-versa. Antes de conhecer as características do vaso, é preciso se atentar ao local onde ele será colocado, se há espaço suficiente e se atende ao que a planta precisa para crescer. Há espécies de crescimento acelerado, outras de crescimento lento, existem também as de pequeno e grande porte.


Por isso, para escolher o vaso ideal é importante descobrir quais são as características da planta e qual o tamanho máximo que ela pode atingir. Tenha atenção pois, ainda que a muda seja pequena, ela vai crescer, e, por isso, o vaso escolhido pode não comportá-la bem. Dessa maneira, previna-se e escolha um quadro que consiga abrigar a planta em seu tamanho máximo.


Afinal, o tamanho do vaso é um dos principais aspectos que devem ser levados em conta, já que, por estabelecer um limite até onde as raízes podem crescer, tem relação direta com o desenvolvimento e bem-estar da planta.


Um dos principais aspectos que afetam o desenvolvimento e bem-estar da planta é o tamanho do vaso, pois ele delimita até onde as raízes podem crescer. Um vaso grande para uma espécie de planta pequena pode causar prejuízos à saúde do vegetal, já que, nessa situação, a planta pode se sufocar com excesso de nutrientes. No caso de uma planta grande em um vaso pequeno para o seu tamanho, a plantinha pode sofrer com o sufocamento de sua raiz por escassez de minerais e substrato. É preciso buscar procurar sempre o equilíbrio.


Para plantas menores...


Assim como para as que possuem raízes de menor volume, são indicados vasos de pequeno e médio porte, geralmente com capacidade de 1 a 6 litros. Esse tamanho de vasos comporta bem flores como azaléias, begônias, calêndulas e até temperos como cebolinha, hortelã e manjericão. Para plantas menores, também é possível recorrer aos vasos autoirrigáveis, uma boa opção para quem não quer se preocupar com as regas diárias. O cultivo é mais fácil e garante um crescimento saudável das plantas.


Para plantas maiores...


O ideal é buscar vasos com boa capacidade de terra. Cachepôs com aramado interno são uma boa solução. Itens em inox são resistentes e têm alta durabilidade. Por isso, também são uma opção válida para plantas maiores, principalmente quando cultivadas em ambientes internos, como salas de estar e halls de entrada.



Fontes:

Delas.ig

A Gazeta

Revista Casa e Jardim

bottom of page