top of page

As plantas ideais para cada cômodo da casa

Atualizado: 19 de jun. de 2019


Adornar sua casa ou apartamento com plantas é uma ótima alternativa para deixar sua decoração mais bela e também para trazer a natureza para dentro de casa com os aromas das flores.


É importante pensar, entretanto, antes de comprar as plantinhas, quais são as espécies ideias para cômodo, já que elas podem ser mais bem dispostas, dependendo do espaço e também acrescentar de diferentes formas ao local.


Confira algumas dicas!


1. Jasmim - para o quarto


A jasmim tem um perfume que preenche todo o seu quarto. Ele é um aroma calmante, que manda embora a ansiedade e te ajuda a dormir melhor.


Estudos comprovam que pessoas expostas ao perfume da jasmim durante a noite tendem a se mexer menos em suas camas e desfrutam de um sono com maior qualidade.


2. Imbé (ou banana-de-macaco) para o banheiro


Essa é uma planta que tem ação purificadora do ar e que adiciona oxigênio ao mesmo, e por isso cai como um luva quando colocada no banheiro. O que você não pode esquecer é que o imbé é uma espécie tóxica e por isso deve ser disposta distante de crianças e animais, de preferência em lugares elevados.


É recomendado que o imbé seja colocado na janela do banheiro, para que capte a luz do sol e cresça de forma saudável.


3. Babosa para a sua varanda


A vantagem da varanda é que você pode cultivar plantas que não são ideais para ficar dentro de casa, como as mais espaçosas ou que precisam de maior quantidade de luz e água da chuva.


As babosas, plantas que pertencem à espécie Aloe, são ótimas plantas para ficar na varanda. Isso porque, além de preencher a decoração, elas identificam a quantidade de ozônio presente no ar que circula sua casa. Dessa maneira, se o ar estiver contaminado por ozônio em excesso, suas folhas ficarão marrons.


4. Crisântemos e temperos para a cozinha


As flores denominadas crisântemos vão levar boas energias à sua cozinha. Além disso, pelo fato de possuírem uma grande variedade de cores, acrescentarão muita beleza à decoração.


Para quem gosta de cozinhar e adicionar diferentes temperos aos pratos, uma dica legal é cultivar na sua cozinha plantas como salsinha, cebolinha, coentro, orégano, pimenta vermelha e por aí vai.


Essas plantinhas que servem de tempero precisam de bastante incidência de luz solar, por isso coloque-as sempre na janela.


5. Para a sala de estar: camedórea-elegante


A camedórea-elegante vai chamar a atenção de quem estiver na sua sala.


Ela tem folhas longas muito belas, que adicionam um ar de sofisticação ao local. Essa espécie vive à base de iluminação parcial e precisa ser regada com frequência. Para quem tem animais, a boa é que esta planta não é tóxica para os bichinhos.


Agora que já conhece as melhores plantas para cada cômodo, é só começar a plantar!

bottom of page