top of page

Benefícios de cultivar plantas em sua casa

Atualizado: 15 de abr. de 2020

Cultivar plantas em casa, sem dúvida, traz diversos benefícios para o ambiente e até mesmo para a sua rotina.


Que tal conhecer alguns deles? Dá uma olhada!

Ajudam a relaxar

As flores que possuem pétalas roxas, assim como as violetas, são ótimas para te ajudar a relaxar. Isso acontece porque a cor é tranquilizante, o que causa a redução de adrenalina no corpo, faz com que os níveis de energia cresçam e, assim, o cérebro receba mais oxigênio. Todos esses processos se convertem resultam no relaxamento.

Inspiram criatividade

Se o que você precisa é de criatividade, seja para um trabalho ou para um projeto, experimente ir para um lugar com muitas plantas.

As folhas coloridas são capazes de inspirar e energizar o ambiente ao seu redor, instigando também a sua criatividade.

Atuam como umidificadores naturais

Todos conhecem a samambaia, uma espécie bem tradicional e cultivada em casa por diversas pessoas.


Pois é, além da beleza que essa planta possui, ela também atua como uma umidificadora natural do ar. Durante o processo de transpiração, as gotículas de água que saem das folhas da samambaia hidratam o ar do ambiente.

Diminuem as alergias

Para quem sofre com crises alérgicas, uma boa solução é espalhar alguns clorofitos pela casa.


As folhas dessa plantas são capazes de absorver as partículas alergênicas, como a poeira, e assim eliminar as toxinas do ambiente.

Ajudam a se concentrar

Uma pesquisa realizada pela universidade inglesa Royal College of Agriculture percebeu que estudantes tiveram cerca de 70% mais atenção quando estavam em ambientes com plantas.

Que tal colocá-las no trabalho para auxiliar a todos a se concentrarem?

A dica é escolher espécies que se desenvolvem bem em locais fechados, como no escritório. Entre elas estão o bambu, por exemplo.

Estimulam energia

Plantas de cor vermelha são estimulantes, aumentam o apetite e estimulam a energia. Uma espécie que proporciona tudo isso é a aglaonema. Cultive uma em casa e coloque no banheiro, para que te dê um gás quando estiver se arrumando pra sair de casa.

Reduz o estresse

Um artigo publicado no Journal of Environmental Psychology afirma que cultivar plantas com flores em seu lar ajuda a reduzir os níveis de estresse.

Acalmam os olhos

Se você trabalha em frente ao computador ou com outra atividade que exige bastante de seus olhos, é importante dar um descanso a eles. O que você pode fazer para suavizar irritações ou cansaço dos olhos é olhar parar por alguns minutos e olhar para uma planta.


Agora que você conhecer diversas vantagens de ter plantas em casa, já pode começar a cultivar as suas e aproveitar!


Fonte: Revista Casa e Jardim

bottom of page