top of page

Como ter plantas e bichos de estimação no mesmo ambiente

Cultivar plantas e ter bichos de estimação em casa não é algo fácil. Se você adora os dois, por exemplo, vai gostar dessas dicas que você pode adotar para conseguir cultivar suas plantinhas em casa e também criar seu pet sem ter problemas de convívio entre ambos.

Acessórios que auxiliam


Existem alguns acessórios e apetrechos que auxiliam para que suas plantinhas fiquem protegias e que seus pets consigam conviver harmonicamente com as plantinhas. Se você tiver uma casa, por exemplo, uma boa é instalar cerca em volta do seu jardim ou das duas plantas. Ela protege bem o local e evita que os animaizinhos invadam o espaço e pisem ou mordam as plantas. É importante fazer uma cerca de acordo com o tamanho do seu animal, para evitar que pule o obstáculo


Além disso, caso você tenha vontade de cultivar plantas tóxicas ou que ofereçam algum risco para o bichinho, esses acessórios são essenciais para manter os vegetais fora do alcance dele. Dessa forma, você pode investir em prateleiras altas, suportes, pendurar as plantas em cachepôs suspensos. Os cachepôs são ótimos para quem tem gatos, já que dificulta que eles derrubem ou mastiguem a planta.


Escolha as espécies certas


Se você preferir mais simplicidade, uma boa dica é escolher as espécies de plantas certas para cultivar, que não prejudiquem o espaço e nem a saúde do seu pet. Veja algumas delas.


Orquídea: as orquídeas não são plantas tóxicas, têm beleza de sobra, apesar de sua sutileza e, o mais importante é que não chamam a atenção do animal, evitado que ele mexa na planta.


Valeriana (erva-de-gato): a valeriana, popularmente conhecida como erva-de-gato, além de dar um charme para sua casa, também oferece benefícios para você e para o seu pet, já que tem um aroma calmante, que contribui para o controle da insônia e a ansiedade, tanto seus quanto do pet.


Camomila: a camomila também é uma espécie ideal para quem tem animal em casa. Assim como a valeriana, ela contribui para a redução do estresse, ansiedade e insônia, além de ter um perfume delicioso.


Violeta africana: são plantas bem populares no Brasil e por isso fáceis de serem encontradas. Você pode plantá-la em um vaso e deixar dentro de casa sem problemas. São delicadas e não fazem mal ao seu pet.


Fontes: Terra; Ape11; PlastPrime.

bottom of page