top of page

Cuidados necessários para plantas em vasos

As plantas, para florescerem bem, quando cultivadas em casa e dentro dos vasos, precisam de atenção e também de cuidados especiais.


É importante criar um ambiente onde a planta se sentirá confortável, como se estivesse em seu próprio habitat, e, dessa forma, poderá crescer com beleza e toda vistosa. Veja algumas dicas!

Escolha o local correto


Onde colocar o vaso com a planta?


Para descobrir isso, observe o seguinte: se as folhas estiverem ficando amarelas, quer dizer que a planta está em um local onde há excesso de luz. Por outro lado, quando as folhas estão muito escuras, pode indicar falta de luz.


Um aspecto importante que deve ser destacado é de que algumas folhas são mais claras ou escuras do que as outras, mas isso não necessariamente quer dizer que a planta está no local errado.


Se as mudanças de cores acontecerem de forma homogênea nas folhas, é sinal de que o vegetal precisa de um outro lugar para ficar.

Podar é necessário


As plantas precisam ficar livres dos excessos. Faça as podas necessárias, observando o espaço que ela tem para crescer, como está a incidência de luz e o tipo das folhas.


Além disso, retire folhas e ramos que estiverem mortos ou doentes. Com as podas, os nutrientes são melhor distribuídos e a planta terá um aspecto mais belo e saudável.


As regas precisam ser dosadas


Você deve ficar de olho constantemente nas regas que está fazendo à planta. Se houver a possibilidade, cheque a umidade da terra todos os dias. Para isso, coloque seu dedo a uns dois centímetros de profundidade na terra. Esse é o melhor método.


Mas você também pode, no caso de vasos pequenos, suspendê-lo e atentar-se ao seu peso. Se estiver leve demais, significa que a planta precisa de mais água. Nesse caso, dê aquela boa regada, até sair água pelos furinhos que existem embaixo do vaso.


Naturalmente, alguns vegetais, de acordo com a sua espécie, exigem regas mais frequentes do que outros. Por isso, quando começar a cultivar sua plantinha, leia sobre ela e entenda a quantidade de água que precisa.


Fique de olho quanto aos excessos: quando falta água, o vegetal pode morrer por desidratação, e quando há muita água, a planta pode morrer por apodrecimento.


Não se esqueça - se você deixar pratinho debaixo do vaso, não deixe que a água se acumule sobre este utensílio. Além de não ser bom para a planta, pode se tornar ambiente para proliferação da dengue.

Adubo é importante


Quando achar necessário, adube suas plantinhas. Em supermercados ou lojas agrícolas, você encontra fertilizantes com ótimos nutrientes para o vegetal.

Se você quiser algo mais caseiro, entretanto, pode usar cascas de ovos, que são ricas em cálcio e ajudam no desenvolvimento saudável da planta.


Para isso, deixe as cascas secarem por cerca de dois minutos no forno quente e depois bata as mesmas no liquidificador. Vai se transformar em um pó fino, então é só espalhar pelos vasos e regar.


Troque o vaso

Se sua plantinha estiver crescendo bastante, e você deseja que esse desenvolvimento continue da forma correta, adquira um vaso novo, de preferência com três a cinco cm de diâmetro maior que o atual.


Para trocar o vaso, vire o recipiente de cabeça para baixo e retire a planta. Preencha o vaso novo com uma camada de pedras no fundo e complete com o substrato, composto de terra, adubo e areia.


Cultive suas plantas com carinho e essas dicas vão ajudar para que elas cresçam com beleza!

bottom of page