top of page

Dicas e cuidados para suas plantas no verão

Sabemos que, no verão, as temperaturas tendem a aumentar e os climas ficam mais secos.


Devido a esses fatores, se você cultiva plantas em casa ou tem o próprio jardim, é preciso ter atenção a alguns cuidados, para que elas passem por esse período de maneira saudável e continuem belas.


Veja algumas dicas!

As folhas também precisam ser hidratadas


O calor é, sem dúvida, a característica mais marcante do verão. Por isso, ao regar suas plantas, hidrate, além da terra, as folhas.


Borrife água diretamente nas folhas, isso vai ajudá-las a lidar melhor com as mudanças climáticas e com as temperaturas mais altas.


Mude suas plantas de lugar


Com a chegada do verão, o sol também muda de posição.


Sendo assim, você deve mudar suas plantas de lugar, para que elas recebam a quantidade de luz que precisam e assim realizar a fotossíntese.


É recomendado que sejam colocadas em um lugar onde não recebam a incidência de luz direta do sol e nem fiquem em local de plena sombra.


Procure um espaço onde a luz do sol seja frequente, mas que chegue de forma indireta às plantas.


Regue devagar


Temos a tendência de pensar que, devido ao calor e ao tempo seco, o certo é regar a planta com uma grande quantidade de água toda de uma vez.


Ao contrário dessa ideia, o correto é jogar a água no vaso aos poucos, ou até mesmo borrifar, se conseguir.


Dessa maneira, o vegetal é capaz de absorver o líquido e se aproveitar corretamente do mesmo.


Outra dica quanto às regas, é evitar regar as plantas em horários em que o sol está muito forte. Quando você faz isso, a água é evaporada rapidamente e pode não dar tempo da planta absorver. Além disso, esse processo pode causar manchas nas plantas.


Se você estiver começando a cultivar suas plantas...


Uma ótima dica é pensar bem em quais plantas escolher para criar.


Espécies como orquídea-borboleta, bromélias, suculentas e dedo-de-moça são resistentes ao calor, por isso podem ser boas alternativas de plantio.


Corte os ramos secos


Ramos secos ou doentes devem ser podados, pois, além de deixar sua planta com uma imagem de mau cuidada, eles atrapalham a absorção e o uso de nutrientes das vegetais para a produção de novas folhas e flores, já que também os ramos secos absorvem água.


Além disso, evite deixar flores secas na base de vasos e floreiras, pois durante os dias mais quentes elas abafam o solo e dificultam a circulação de ar pela terra.


Preserve essas dicas e veja suas plantas crescerem mais belas e saudáveis durante o verão!

bottom of page