top of page

Dicas para cultivar belas orquídeas em casa

As orquídeas são flores que possuem uma beleza incrível e são consideradas exóticas.


Cultivar uma orquídea em sua seu lar, seja uma casa ou apartamento, com certeza vai deixar o local muito mais belo. Para conseguir esse feito, entretanto, é preciso tomar algumas precauções.

A principal é a escolha da espécie correta. Isso porque você deve pensar se a plantinha conseguirá de adaptar ao ambiente onde será colocada.


A espécie de orquídea Cattleya, por exemplo, precisa de muita luz para se desenvolver bem, e, por isso, não é muito indicada para o cultivo em casa ou em apartamento, já que nesses lugares não conseguirá a luz, umidade e espaços necessários.


Por outro lado, existe a micro-orquídea, que precisa de um ambiente sombreado para o seu crescimento. Apesar de parecer uma planta adequada para se cultivar no interior do lar, a micro-orquídea precisa de um clima bem úmido para florescer, o que é muito difícil de se alcançar nesses locais.


Sendo assim, uma espécie que vai solucionar os problemas é a mini Phalaenopsis, que são muito lindas, além de compactas e resistentes. Elas também são bem versáteis, já que podem ser cultivadas sem problemas em ambientes internos, que é o caso de casas e apartamentos, precisam de pouca luminosidade e níveis baixos de umidade do ar. Fora tudo isso, produzem flores ao longo do ano, podendo permanecer floridas durante diversos meses.


A orquídea sapatinho é uma outra espécie que também pode ser cultivada em seu lar tranquilamente. As flores dessa bela orquídea têm o formato de sapatinhos holandeses, dando origem ao nome. Essas espécies são mais exóticas, e apresentam diferentes cores.

A outra espécie de orquídea que é fácil de ser cultivada em seu lar é a Ludisia discolor, popularmente conhecida como orquídea joia.


Para quem gosta de plantas ornamentais, essa é a orquídea certa, pois suas folhas atendem muito bem a esse objetivo. Quanto ao cultivo, ela pode ser colocada em um vaso com terra comum, bem prático. Assim como a Phalaenopsis, a orquídea joia floresce sem precisar de muita luminosidade.


Fonte: Casa & Jardim

bottom of page