top of page

Flores para colorir o seu inverno

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Apesar da primavera ser conhecida como a estação das flores, existem espécies que também adoram florescer outras épocas, até mesmo no inverno.


Conheça algumas delas, para que você possa cultivar em sua casa, apartamento ou jardim, colorindo seu inverno e dando mais amor e beleza natural ao seu lar.

Camélia


A camélia é uma planta que floresce durante todo o ano, mas durante o inverno ela fica ainda mais bela, pelo fato de que existem mais chances de suas flores nascerem bicolores.


Além de serem conhecidas pelo nome de camélia, as plantas dessa espécie também são chamadas em algumas regiões de cameleira e japoneira. O cultivo ideal dessa linda flor deve ser feito com três partes de terra vegetal e uma de composto orgânico. As regas precisam ser feitas duas vezes por semana.


Cíclames


Essas flores são feitas para o inverno pois são capazes de se adaptar a climas congelantes. Devido a isso são conhecidas como as rainhas da estação.


As cíclames possuem flores de cores diversas e folhas verde-escuras com manchas mais claras. Elas também são muito usadas para ornamentação.


Para cultivar uma cíclame de forma saudável, regue com pouca água direto sobre a terra, mantendo o solo úmido e evitando molhar as flores de inverno. Além disso, com uma pequena tesoura, retire as folhas amareladas. Orquídeas Denphale


As orquídeas são plantas clássicas e bem populares pela sua beleza excepcional.


No caso da orquídea Denphale, se você desejar cultivá-la, coloque-a em local com bastante iluminação e mantenha sempre bem hidratada.


Uma dica que auxilia na hidratação é colocar três cubos de gelo no vaso dessa orquídea uma vez por semana.

Azaleias


Decorar sua casa com azaleias é uma ótima opção.


Essa espécie gosta de florescer em locais iluminados e suas regas devem ser feitas com o objetivo de manter o solo úmido, evitando deixá-lo encharcado.


A azaleia possui uma rica variedade de cores e tonalidades, exibindo como pinturas toda a sua beleza. Não se esqueça de cortar as flores murchas para que a plantinha cresça saudável.


Begônias


As begônias vão dar mais vida à sua casa durante esse inverno. Colocá-las nos arranjos de flores que ficam na cozinha dão boas energias ao local e até mais inspiração para cozinhar.


Cuidar de uma begônia é bem fácil. Você precisa deixá-la em local arejado, sem exposição direta ao sol. Regue-a com pouca água e sempre direto na terra. Tire as flores murchas e as folhas amareladas também.


Prímula


Planta originária da América do Norte, a prímula é utilizada por alguns povos indígenas como remédio. O nome dessa espécie é derivado do latim primus, que significa primeiro, e se refere à sua floração, que acontece ao fim do inverno.


As flores da prímulas possuem cores vivas e vibrantes, como vermelho, laranja, roxo e violeta. Seu lar vai ficar mais lindo e perfumado com a presença dessa planta.


Papoula islandesa

As flores da papoula possuem tonalidades lindas, em cores brancas, salmão, rosa e laranja. Essa espécie gosta de bastante incidência de luz solar para crescer bem, e deve ser regada com regularidade para atingir seu tamanho natural, de 30 a 60 cm.


Apesar de ser uma planta belíssima, você deve evitar ter muito contato com as flores da papoula, já que possuem componentes tóxicos, como o alcaloide.


Gardênia


A gardênia é uma ótima flor para você colocar no criado mudo, embelezando seu quarto. Essa espécie possui flores brancas delicadas, que suavizam os dias de inverno e trazem mais paz.


Observando suas folhas, é possível identificar se as flores da gardênia durarão. Se as folhas estiverem em tom mais escuro, tudo indica que sim!


Aproveite as dicas para transformar sua casa em um lar super florido durante a estação mais fria do ano!

bottom of page