top of page

O poder refrescante das plantas

Muitas plantas possuem o poder de refrescar os ambientes e também de purificar o ar. Com isso, além de dar mais beleza natural e cor à sua casa, as plantas também vão deixar o ar mais puro e agradável, e, em tempos de calor, dar uma sensação mais refrescante, amenizando aquele efeito abafado bem desconfortável.


Confira algumas plantas que você pode cultivar e aproveitar esses efeitos e outras dicas.

Antes de tudo, é ideal saber que, para aproveitar a capacidade das plantas de melhorar o ar de um ambiente, é necessário ter atenção ao tamanho e a quantidade de plantas, já que vegetais muito pequenos podem não gerar a purificação e efeito refrescante esperados. Contudo, você não vai precisar de uma casa ou apartamento grandes para cultivar as plantas.


Outra dica importante é saber que, se você mora em apartamento e tem uma sacada aberta, o ideal é cultivar plantas altas. Isso evita que o sol entre direto no ambiente do seu lar e deixe-o ainda mais quente.


Uma boa ideia também é investir em plantas penduradas, colocá-las nos cantos pouco utilizados da casa, e até mesmo sob suportes no chão. Elas auxiliam tanto para refrescar os espaços como para dar mais beleza aos locais. Só não se esqueça que é muito importante ficar de olho na quantidade de luz que entra em cada ambiente de sua casa, para que você saiba onde colocar as plantas. Lugares que batem sol diretamente e com constância podem prejudicar o crescimento da sua planta, e, por outro lado, lugares onde não se bate sol também. É preciso equilibrar tais níveis.


Agora, vamos às dicas de plantas que você pode cultivar!


- Samambaia: essa espécie consegue umidificar o ambiente e também tem ação capaz de filtrar o ar, eliminando milhares de toxinas por hora. Além disso, proporciona um clima calmo e relaxante.


- Jiboia: essa é outra planta que também é capaz de umidificar e purificar o ar dos ambientes, mandando embora as substâncias tóxicas. E outra coisas positiva é que é muito fácil de cuidar dela.


- Antúrio: possui cores estonteantes que trazem mais beleza e alegria à casa, além de combater substâncias prejudiciais, como o gás amoníaco.


- Espada-de-São-Jorge: outra planta fácil de cuidar, a espada-de-são-jorge é uma espécie poderosa, que purifica o ar e também eleva os níveis de oxigênio do ambiente. É uma ótima planta para ser colocada no quarto, já que consegue converter gás carbônico em oxigênio durante a noite, e ajuda até a melhorar seu sono.


- Figueira-lira: seu charme vai dar um up na decoração do lar. Além disso, é capaz de manter a umidade do espaço e promover a limpeza de gases poluentes do ar, devido ao seu alto índice de transpiração.


Você pode cultivar essas plantas em qualquer estação, já que elas têm muitos pontos positivos.


Fontes:

Jardineiro.net

Casa Abril

Zap imóveis.

bottom of page