top of page

Plantas ornamentais do Brasil

As plantas ornamentais são conhecidas pela sua incrível beleza natural. Elas possuem características que chamam a atenção como floração, folhagem, caule, etc.


Essas espécies são cultivadas para decoração interna de casas, apartamentos, ambientes internos, jardins e outras áreas externas.


Além de toda a beleza e a magia naturais, as plantas ornamentais ainda são benéficas à saúde, pois funcionam como filtros, absorvendo o ar poluído com diversas substâncias e devolvendo-o limpo.


Confira algumas espécies que separamos para você cultiva em seu lar e deixá-lo muito mais belo!

Antúrio


O antúrio representa um nome genérico para as plantas do gênero Anthurium, que formam mais de 600 espécies.


As plantas conhecidas como antúrios são baixas, crescendo entre 30 cm e 1 m de altura. As características mais marcantes dessas espécies são as as brácteas, essa folha maior que tem formato de coração e possui cores lindas. O antúrio também possui uma haste amarela chamada espádice; essa última parte têm pontinhos que correspondem às flores da planta.


Além de mágicas, são espécies conhecidas por trazer boas energias ao lar, e tornaram-se símbolo de hospitalidade e bem-estar.


Um antúrio pode ser encontrado nas cores rosa, laranja e branco, além do vermelho tradicional. É uma planta que gosta de meia-sombra e umidade, por isso deve ser regada cerca de três vezes por semana.


Lírio da Paz


O lírio da paz é uma planta fácil de ser cultivada. Sua beleza é única e é conhecida por absorver energias ruins do ambiente onde está inserida.


Essa espécie possui um porte pequeno, e atinge, no máximo, 50 centímetros de altura. Suas flores abrem nas épocas mais quentes do ano e são brancas, por isso consideradas como símbolo de paz.


Possui apreço por calor e umidade, por isso coloque-a em um ambiente de meia-sombra, mas não deixa que ela receba incidência direta do sol, pois faz mal às suas folhas. Lembre-se de não deixar o solo do lírio seco, regando frequentemente, mas é importante também ter cuidado para não encharcá-lo.


Paquevira: belas e exóticas, com tonalidades contrastantes, tem sido muito aceita no Brasil como flores de corte pela sua resistência ao transporte após a colheita, mas também pode ser usada como planta de jardim. A floração ocorre no início do verão.


Alamanda Amarela: É uma trepadeira resistente, podendo ser encontrada em quase todo o território brasileiro. A floração pode ocorrer praticamente o ano inteiro, principalmente primavera e verão. Também existe a Alamanda Roxa. Plantada em muros, arcos, portais, cercas.


Avenca: espécie delicada, plantada em vasos, mais usadas para decorações internas. Necessita de umidade, meia sombra e boas temperaturas. Outra variação da espécie é o AVENCÃO, com folhas maiores.


Bromélias:de valor ornamental e paisagístico, pode ser plantada em vasos, canteiros, troncos ou xaxim. Elas florescem uma vez durante seu ciclo de vida.

As bromélias acumulam água, uma dica é colocar uma solução de água sanitária para evitar que virem foco de dengue.


Cipó de são João: trepadeira perene, suas flores são alaranjadas, alongadas e densas. Cobre muito bem, treliças, cercas e muros.

bottom of page