top of page

Saiba como cuidar de suas flores em tempos chuvosos


As plantas são seres independentes quando criadas na natureza, pois precisam somente de água e luz do sol para viver.


Entretanto, quando cultivadas em casa, elas precisam ser aguadas e, claro, pegar raios de sol para sobreviver.


Em tempos chuvosos, pode ser complicado para as flores, pois o excesso de água é mais prejudicial à elas do que a escassez. Isso acontece porque quando a terra, não consegue absorver a quantidade total de água, quando a mesma é muito grande, e isso pode fazer com que as raízes apodreçam.

Cuidados necessários


- Materiais para escoagem


Para cuidar de seu jardim e de suas florzinhas em tempos chuvosos, alguns cuidados e prevenções são necessários.


O primeiro a se fazer é pensar em uma boa drenagem. Para isso, busque retirar as ervas daninhas e torrões, deixando a terra bem arada. Depois, coloque materiais que ajudem na escoação da água excedente.


Boas alternativas, por exemplo, são tubos de PVC corrugado para drenagem e a sombrite, uma tela usada em estufas que protege as flores da incidência de luz direta do raio de sol e também diminui o volume de água que cai sobre elas.


- Regas e pragas


Além de usar materiais que controlam o excesso, é importante ficar de olho em outros dois fatores: as regas e as pragas.


. Após grandes volumes de chuvas, evitar as regas é necessário, pois as flores já absorveram água suficiente;


. em relação às pragas, elas podem se aproveitar da umidade trazida pelos excessos de chuvas e se instalar nas plantas. A proliferação de vários fungos são favorecidas em ambientes muito úmidos.


É sempre bom lembrar...


Nunca se esqueça: para manter suas flores saudáveis e bonitas, o segredo é prezar pelo equilíbrio.


Por esse motivo, sempre busque controlar tanto a incidência de luz do sol quanto a quantidade de regas e água absorvidas, e suas florzinhas vão crescer lindas.

bottom of page